Pão


Receitas de pão

Como cozer pão

Cozer pão é fazer artesanato. Uma vez que se aprenda, nada pode ser mais simples. Se nunca o fez antes, comece por fazer pão de cereais ou pão integral, e depois só com mais prática, o pão branco.

Como utilizar a levedura

Cada vez é mais difícil conseguir levedura fresca de padeiro, ainda que seja imprescindível em todas estas receitas, pode substituir-se por levedura seca. Lembro que, no que se refere a pesos, a levedura seca tem o dobro da potência da fresca e é preciso seguir rigorosamente as instruções da embalagem.

Quando se utiliza levedura seca reactive-a dissolvendo-a num pouco de água morna com uma pitada de açúcar. Junte qualquer outro líquido que seja preciso na receita ao mesmo tempo que junta a levedura.

 

Para fazer crescer o glúten e distribuir de forma regular a levedura, ponha a massa sobre uma mesa, ou numa tábua enfarinhada, e com um movimento regular amasse-a com as mãos e com os dedos dobrados, apertando-as com a palma da mão e os dedos cerrados. Continue até que a massa esteja suave e elástica.

 

Depois de amassada, a massa deve ficar em repouso, num alguidar coberto num sítio morno. Quando duplicar o seu volume, deve golpear-se com o punho para lhe retirar o ar até que adquira novamente o seu tamanho natural.

Para etapa final, antes de ir ao forno, dá-se forma ao pão, ou se põe em formas.

Deixa-se repousar outra vez num local morno, até a massa estar inchada e bem levantada.

Pão de milho

Ingredientes

115 gde farinha de milho

170 gde farinha de trigo

2 colheres de chá de açúcar branco

1 colher de chá de sal

1 colher de chá rasa de fermento em pó

1 ovo

3,5 dlde leite

55 gmanteiga derretida

 

Preparação

Aqueça o forno a 220º C, termóstato 7. Primeiro a farinha de milho, a farinha de trigo, o açúcar, o sal e a levedura, ponha-os numa tigela grande.

Bata o ovo e o leite e deite-os na tigela, junte com manteiga derretida e misture-os bem. Ponha a preparação numa forma quadrada de20 cmde diâmetro untada e leve ao forno30 a35 minutos. Deixe arrefecer sobre uma grelha. Sirva quente ou frio, cortado em fatias e barradas com manteiga.

Pão de centeio

Ingredientes

450 gde farinha de centeio

350 gde farinha de trigo

3 colheres de sopa de farinha integral

30 gde levedura fresca

1 colher de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

1 colher de sopa de iogurte

15 gde sementes de funcho

 

Preparação

Misture as farinhas num alguidar ou tigela grande. Dissolva a levedura em1,5 dlde água quente numa tigela com o açúcar e incorpore 4 ou 5 colheres de sopa de farinha. Tape e deixe levedar durante 2 horas.

Dissolva o sal, o iogurte e o resto do açúcar noutros3 dlde água quente. Faça um buraco no meio da farinha, junte sementes de funcho, deite dentro esta preparação de levedura e a mistura de iogurte, misturando bem com uma colher de pau. Se a mistura lhe parecer demasiado pegajosa, junte um pouco mais de farinha. Passe a massa para uma tábua ou mesa enfarinhada e amasse bem durante uns minutos; depois dê-lhe a forma de uma bola e volte a colocá-la na tigela previamente lavada. Cubra com uma folha de papel de polietileno untado e um pano de cozinha, e deixe levedar durante3 a4 horas, ou de preferência durante toda a noite. Quando estiver bem levedada, dê uns golpes na massa e molde-a para formar um pão grande ou dois pequenos. Ponha num tabuleiro no forno bem enfarinhado e polvilhe a parte superior do pão com farinha. Deixe repousar uma hora, cobrindo com uma folha de polietileno.

Aqueça o forno a 220º C, termóstato 7.

Ponha o pão no forno e coza durante 15 minutos; logo baixe o calor para 180º C, termóstato 4, e coza mais40 a45 minutos. Cubra o pão ligeiramente com papel de alumínio, se estiver a escurecer demasiado, e coza mais 5 minutos. Retirando-o antes de pôr o pão a arrefecer numa grelha ou rede.

Pão integral

Ingredientes

450 gde farinha integral

700 gde farinha normal

225 gde farinha integral moída grosseiramente

1 colher de sopa de melaço

1 colher de sopa de levedura fresca

1 colher de chá de sal

Preparação

Misture todas as farinhas num alguidar grande e deixe-o aquecer ligeiramente, durante uns minutos, em forno baixo. Misture o melaço com9 dlde água, ligeiramente mais quente que a temperatura do corpo. Ponha a levedura numa tigela, com umas colheres de melaço e água e misture até ficar um creme fluído. Deixe repousar num local temperado até fazer espuma.

Misture o sal com o resto da mistura e deite-a no centro do alguidar as farinhas. Junte a mistura da levedura e faça uma massa. Amasse um pouco até a massa estar suave, cubra o alguidar com uma folha de papel de polietileno untado e um pano de cozinha, e deixe-a repousar num sítio morno, para que levede, mais ou menos uma hora, ou uma hora e um quarto, momento em que a massa terá duplicado o seu tamanho. Prepare três formas, untando-as com óleo de girassol ou margarina.

Tire a massa da tigela, amasse-a durante um minuto numa superfície enfarinhada, divida-a em três partes iguais. Forme as barras amassando cada bocado de massa até fazer uma bola, achate essa bola e faça um disco grosso. Enrole o disco, ajuste os extremos por baixo e ponha-o na forma untada. Encha as três formas da mesma maneira, cubra-as com papel untado e um pano. Deixe repousar num sítio morno. Aqueça o forno a 220º C, termóstato 7.

Quando o pão estiver leve3dado e inchado quase até ao cimo das formas, introduza-as no forno para cozer15 a20 minutos. Baixe a temperatura para 180º C, termóstato 4, e coza mais 40 minutos. A 20 minutos do tempo total, comprove se as formas estão douradas em demasia, nesse caso cubra-as com papel de alumínio.

No final do tempo de cozedura, se as formas estão tostadinhas por cima mas por baixo mal cozidas e moles, tire o pão das formas, vire-o e volte a pô-lo no forno mais cinco minutos. Deixe-o arrefecer numa rede. Este pão além de delicioso é muito completo.

Pão de nozes: faça exactamente da mesma maneira substituindo parte da farinha por nozes trituradas grosseiramente e misturando bem antes de juntar a levedura. E o líquido.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
Esta entrada foi publicada em Receitas de pão com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.