Alimentação e religião


Alimentação e religião

   O homem não come somente para se alimentar: As refeições conjuntas são um elemento importante das relações sociais e a categorias dos produtos consumidos são um factor de distinção social ou cultural.

   Na dimensão cultural da alimentação, tem um lugar importante a religião. Com efeito, as interdições alimentares fazem parte da maioria das religiões (é um elemento importante na prática do Judaísmo e Islamismo a interdição de comer carne de porco e beber álcool). O cristianismo que conhece bem o mal da gulosice tem suprimido ao longo dos tempos e progressivamente as interdições alimentares do judaísmo para realçar o valor do Jejum e da abstinência que impõe regras importantes para a preparação das refeições (interdição de consumir carne e gorduras animais durante os dias designados por “magros”).

   A dimensão religiosa da religião no Ocidente cristão aparece em particular e de maneira significativa na nutrição ligada aos símbolos religiosos.

   Na Idade Média os Monges começam a aparecer ligados à produção e criação económica da Igreja Católica. Traduziu-se essa ligação pela produção de produtos alimentares por vezes ligados directamente ao culto religioso (cultura da vinha para a produção do vinho da “missa”). Actualmente, os vinhos de prestígio, os queijos famosos, as cervejas são a face visível e demonstrativa dessa economia monástica agro-alimentar.

   A nutrição simbolista é representativa duma associação tradicional entre um produto e uma festa de origem religiosa. Adão e Eva foram expulsos do Paraíso Terrestre por terem comido “o fruto da árvore que estava no meio do jardim “ – Génese 3.3, o pão e o vinho são o corpo e o sangue de Cristo no dogma da transubstanciação da religião católica, Jesus é frequentemente apresentado como “O Cordeiro de Deus”.

Anúncios

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
Esta entrada foi publicada em Alimentação e religião com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.