Assar carne


Assar

Um pedaço de carne de primeira assa-se em forno quente numa fonte descoberta, para que fique dourada em toda a superfície e se toste no interior. Pode pôr-se directamente sobre a fonte de calor, com a gordura até abaixo, ou com a adição de um pouco de gordura quente, ou então colocada sobre uma grelha posta em cima da fonte seca ou juntando-lhe um pouco de água ou de vinho. Banhá-la frequentemente com gordura quente ajuda a evitar que a carne seque. Algumas pessoas preferem assar qualquer tipo de carne sobre uma grelha posta em cima da fonte, para recolher nesta o suco da cozedura, mas este processo apenas é indispensável no caso de cortes muito grandes, especialmente de porco.

O tempo de cozedura e a temperatura variam de acordo com o tipo de carne, corte e qualidade, mas depois do dourado inicial convém baixar a temperatura do forno para que o interior da carne se cozinhe lentamente. Contudo, os cortes de primeira ficarão sempre tenros, independentemente da rapidez ou lentidão com que assem. Um termómetro que registe a temperatura interior de um pedaço de carne à medida que este se vai assando é um recurso seguro para determinar o momento exacto em que a cozedura alcança o grau desejado.

Para todos os cortes há duas regras de ouro: não se salgar até depois de assados e deixar que a carne repouse num local temperado pelo menos durante 20 minutos depois de tirada do forno, para dar tempo a que os sucos assentem, com o que a textura e a cor serão mais iguais e a carne mais fácil de trinchar. A excepção à regra de não salgar constituem-na os pedaços de porco que se assam com o courato, pois necessitam estar bem salgados ou azeitados antes de assá-los para que fiquem a estalar.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
Esta entrada foi publicada em Assar carne. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.