Países produtores de café


Brasil

É o maior cultivador de café do mundo e produz café de todas as qualidades, desde as raras às vulgares. O melhor é o “Santos”: o Brazilian Santos, especialmente o Bourbon Santos dá um excelente café de bom corpo.

Colômbia

Como exportador de café este país vem logo a seguir ao Brasil, produzindo alguns cafés excelentes e de tal rendimento que se necessitam menos grãos do que qualquer outro café para uma determinada quantidade de água. Entre os melhores colombianos está o de Medellin, levemente ácido, o que significa que sem chegar a ser acre, tem um sabor definido, muito apreciado. O Manizalles é um pouco mais forte e o Excelsio levemente amargo.

Jamaica

Quem encontrar café da variedade Jamaican Blue Ridge Moutain (que é raro conseguir-se) pode estar certo que é suave e “doce”, visto que é rico em açúcares naturais, que se caramelizam na torrefacção. Também é agradavelmente ácido e há quem o considere como o melhor café do mundo. O Jamaican High Moutian Supreme tem um pouco menos de corpo.

Venezuela

Se tiver sido cultivado nos distritos montanhosos, o café da Venezuela pode ser rico de sabor e corpo.

Guatemala

Os cafés guatemaltecos cultivados na montanha distinguem-se pela sua acidez e plenitude. As melhores variedades são: Antiquas e Cobans. Outras regiões da Guatemala produzem grãos famosos pelo aroma, mas não pelo corpo.

Costa rica

Os cafés cultivados nas regiões altas da Costa Rica são famosos pela sua acidez, ao ponto de terem a reputação de cortarem o leite com que se servem. Mas outras variedades costa-riquenhas de arábica são conhecidas pela sua fragrância, suavidade do seu sabor e bom corpo.

México

O café mexicano é leve, suave e ligeiramente amargo.

Havai

É daqui que vem o café kona, rico, suave, saboroso e muito encorpado.

Samatra e Java

O café arábica de Samatra é uma maravilha: doce, suave e de bom corpo, continua a ser o mais procurado pelos holandeses, que se orgulham muito de fazer um café perfeito. No entanto, como actualmente tanto em Samatra como em Java se cultivam também variedades robustas convém pedir especificamente um Samatra arábica. Deve tomar-se as mesmas precauções quando se compra café javanês. O Old Java (significa que foi armazenado em condições tropicais durante uma década mais ou menos) é sempre da variedade arábica; os Robustas não merecem guardar-se durante tanto tempo, pois nem em cem anos chegariam a alcançar o sabor e aroma que caracterizam o Old Java.

Mysore

Este café hindu é aveludado, ácido, aromático e delicioso, especialmente quando, como é muito frequente, se mistura com Moka.

Etiópia

O café etíope é ácido e tem um aroma levemente especiado. Uma variedade conhecida como Longberry Harrar está actualmente a substituir os descendentes do Yemen Moka, no qual há uma espécie de Justiça Poética; o primeiro café do Yemen provinha da Etiópia, onde um legendário pastor de cabras abissínio havia visto brincar e bailar as suas cabras depois de terem comido das até então anónimas plantas de café que cresciam em estado selvagem.

   Embora haja todas estas variedades distintas de café (e muitas mais) o mais vulgar é que entre elas haja misturas cujo resultado é um agradável equilíbrio de corpo, sabor, doçura e acidez. É aqui que intervém a habilidade e o conhecimento do torrador dando a sua preciosa ajuda. As marcas comerciais pouco ou nada significam, de maneira que o mais conveniente é comprar onde o comerciante lhe mereça maior confiança e lhe saiba explicar quais as variedades que as suas misturas contêm.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
Esta entrada foi publicada em Café. ligação permanente.

2 respostas a Países produtores de café

  1. Pingback: Moagem do café | O Retiro do Sossego

  2. Pingback: Café | O Retiro do Sossego

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.