Cacau


Cacau

Para preparar cacau, extrai-se do líquido uma certa porção (que variam de um para outro fabricante) de manteiga de cacau. O líquido restante endurece como uma rocha e depois pulveriza-se. Este cacau puro, naturalmente ácido, tem um agradável sabor amargo, e para que seja apetitoso terá de ser adoçado. O cacau holandês sofre um processo adicional, conhecido como dutching, que neutraliza os ácidos, dando-lhe um sabor mais suave e uma cor mais escura.

   O cacau contém amido, de forma que quando se prepara com ele uma bebida quente deve tratar-se como a farinha, fazendo uma pasta com um pouco de leite ou água antes de juntá-lo ao leite quente, porque de outra forma cria grumos. Para torná-lo mais saboroso e mais digestivo, deixar-se-á ferver durante uns minutos e depois bater-se-á energicamente para que se torne numa espuma aveludada antes de servi-lo. O cacau instantâneo está pré-cozido e juntou-se-lhe açúcar e aromatizantes. Mistura-se facilmente com leite frio ou quente, sem formar grumos, e não se deve ferver.

   O cacau e o cacau instantâneo são muito populares na Europa especialmente nos meses de Inverno: em França costuma juntar-se-lhe creme, e em Espanha prepara-se uma bebida substancial, tão espessa que se pode tomar com uma colher. Nos Estados Unidos, as chávenas de cacau fumegante tomam-se tradicionalmente com creme batido ou um marshmallaw flutuando no meio. Na Rússia e no Brasil juntam-lhe café (quando se junta café ao cacau ou chocolate, o sabor resultante chama-se moka).

   O cacau em pó também se pode usar como aromatizante em pastéis, biscoitos e sobremesas. Quando uma receita pede chocolate não doce, 30 g deste podem substituir-se por três colheres de sopa rasas de cacau e 15 g de gordura vegetal ou manteiga. Se o que se especifica é chocolate amargo, far-se-á o mesmo, juntando três colheres mais de açúcar.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
Esta entrada foi publicada em Cacau chocolate e alfarroba. ligação permanente.

Uma resposta a Cacau

  1. Pingback: Cacau, chocolate e alfarroba | O Retiro do Sossego

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.