Curgetes de Verão ou de pele mole


Curgetes de Verão ou de pele mole

Depois de serem colhidas devem ser cozinhadas o mais rápido possível.

 

As Curgetes pequenas são infinitamente superiores às grandes e de sabor mais interessante e delicado. A sua preparação só exige algum trabalho; basta lavá-las e depois deixar inteiras as pequenas e as outras cortar às rodelas ou então, ao comprido, ao meio ou aos quartos. Com uns poucos minutos de fervura, cozedura ao vapor ou fritura, condimentam-se com ervas como a alfavaca ou a salsa, com um pouco de creme ou com manteiga ou azeite, obtém-se assim um excelente prato de verduras, que não se deve fazer esperar, porque as cabacinhas amolecem logo que tiradas do lume.

São excelentes fritas em azeite, passadas ou não por pasta para fritar, também se costumam rechear e fritar, previamente passadas por pasta, as grandes flores amarelas da planta. As cabacinhas fazem parte do frito misto italiano, que inclui também maçãs, corações de alcachofras, beringelas, miolos de vitela cortados às tirinhas, tal como se corta a vaca para o Strogonoff.

 

A Curgete Grande. Esta enorme exemplar, ganhadora de prémios e de festivais, não é grande coisa como verdura e, para alguns gostos, são ainda menos aceitáveis em doces. As de tamanho médio podem ser igualmente decepcionantes se se ferverem até se desfazerem, mas se se começar por dourá-las com um pouco de manteiga e cebola picada e depois se cozerem ao vapor no seu próprio molho, com a junção de um bom punhado de salsa picada, podem ter muito bom aspecto e um sabor delicioso, sobretudo se se lhe juntarmos tomates.

Um destes exemplares, previamente branqueado, cortado ao meio e esvaziado, é um bom veículo para um recheio de carne picada e cebola, ligado com um ovo, ou para um recheio de arroz e carne, mas antes necessitam ser bem temperados porque a cabacinha tende a ser desabrida.

Cabacinhas-esparguete. No cultivo desta variedade, amarela e rechonchuda, presta-se especial atenção à tendência da cabacinha para produzir uma polpa fibrosa, característica que permite comê-la com molho, enroscando as fibras no garfo como se fosse esparguete. Preparam-se sempre fervidas, perfurando as extremidades para que o calor chegue bem ao interior, e apresentam-se cortadas ao meio no sentido do comprimento, servindo em separado um molho de tomates. Também são boas se se servirem apenas com manteiga e queijo ralado.

Abóbora “custard marrow”. Em geral de cor cremosa, embora tenham também tons amarelados e verdes, são de sabor bastante parecido com as cabacinhas. São melhores quando atingem uns dez centímetros de diâmetro, momento em que têm a pele mole e a polpa tenra, e não é necessário cortá-las em rodelas e estropiar a sua forma de vieiras. Fervem-se apenas, corta-se-lhes uma tampa e retiram-se-lhes as sementes para depois encher a parte oca com manteiga derretida e comê-las com uma colher.

Chayotes. São pequenas cabacinhas em forma de pêra, que têm uma só semente grande, comestível mas que são muito tenras. Têm destacado papel na cozinha da América Central e do Sul onde, além de se usarem como as outras cabacinhas, as preparam em compotas, recheadas com nozes e passas, servindo-se assim como sobremesa.

Melão aveludado chinês ou abóbora encerada. Tem o aspecto de um torpedo e pode comprar-se nas lojas de produtos chineses. Quando é tenro está coberto por uma penugem sedosa, fácil de tirar esfregando-a com a mão debaixo de água corrente. Já maduro, apresenta um revestimento ceroso que também é fácil de lavar. Embora levemente amargo é excelente frito em pouco azeite.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
Esta entrada foi publicada em Curgetes e abóboras. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.