Couve-de-bruxelas


Couve-de-bruxelas

Nas melhores condições, a couve-de-bruxelas parecem minúsculos capulhos verdes; nas piores, pequenos repolhos abertos,em miniatura. Vindasde Flandres, a horta da Europa, durante um determinado período da Idade Média, a couve-de-bruxelas crescem na intersecção do talo e da folha de uma planta alta, que se parece muito com o antigo repolho bravo. Têm um delicado sabor, em especial quando são pequenas. Cozidas até que estejam tenras, mas não demasiado moles, são uma verdura deliciosa.

   A couve-de-bruxelas adquirem o tamanho ideal quando são um pouco maiores que uma avelã, mas estas, geralmente, vendem-se a bom preço em cestinhas, enquanto as vulgares, de tamanho intermédio, se vendem a peso. Não se deve deixar passar muito tempo sem cozinhá-las, porque se põem amarelas. Devem escolher-se de cabeça verde e compacta e de tamanho uniforme para que se cozinhem por igual. Há quem lhes faça um corte em cruz no talo, mas isso só é necessário se forem exemplares grandes e de talo duro; as couves frescas e pequenas não necessitam desta incisão. Devem lavar-se, tirar-lhes as folhas que possam estar a amarelecer e fervê-las em água bem salgada, e sem tapá-las para que conservem a sua cor verde.

   Para o jantar inglês de Natal, a couve-de-bruxelas e as castanhas, que se cozem em separado, são o acompanhamento tradicional do peru. Em ocasiões menos festivas aparecem simplesmente mexidas com manteiga ou então com manteiga tostada e cubos de pão fritos. Também são boas au jus, com a adição de um bom molho leve. Em França, quando se usam como guarnição de um prato de carne ou de aves de caça, diz-se que o prato é à la bruxeloise. Há quem goste de comê-las com bechamel ou com molho mornay, ou então com fatias de toucinho muito bem fritas. Também são boas braseadas com manteiga e sumo de limão.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
Esta entrada foi publicada em Couves. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.