Conservar tortulhos


Existem várias formas de conservar tortulhos ou outros cogumelos. Desde a conservação em vácuo, pouco utilizada para os cogumelos; branqueados e conservados no líquido em embalagens hermeticamente fechadas, a forma mais usada pela indústria alimentar; a desecagem utilizada não só pela indústria como por particulares. A congelação, embora se possa realizar, não é de todo aconselhável, neste tipo de produto.

Quanto a mim, um dos processos mais fáceis de utilizar em casa, e com um período de duração mais longo é, sem de dúvida, a desecagem. Para tal, utiliza-se uma  caixa, com quatro pés e com vários orifícios no fundo, coberta na parte superior, mas com um orifício, tipo chaminé. Cortam-se os tortulhos ou outros cogumelos em pedaços e colocam-se dentro da caixa. Tapa-se e pomos a caixa ao sol. O calor vai fazer evaporar a humidade contida nos cogumelos, humidade essa que sairá pela chaminé empurrada pelo o ar fresco que entra pelos orifícios da base. Ao fim de três ou quatro horas os cogumelos estarão secos e prontos a embalar para uma melhor conservação.

Quando for para utilizá-los, basta hidratá-los, pondo-os dentro de água por cerca de 20 a 30 minutos, isto se for para fritar ou grelhar. Para um guisado basta juntá-los aos outros ingredientes e deixar cozinhar. O líquido do guisado irá hidratá-los.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
Esta entrada foi publicada em Cogumelos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.