Iogurte


Iogurte

Para fazer iogurte pode usar-se qualquer tipo de leite, excepto condensado. Aquece-se o leite até quase ao ponto de ebulição e mantém-se durante 15 minutos a 75º/80º; depois arrefece-se a uns 43º. Esta é a temperatura a que há que mantê-lo durante o resto do processo para que possam crescer as bactérias. Juntar uma colherzinha de iogurte ou uma embalagem de cultura por cada litro de leite e deixar durante a noite, quer num termo, que é excelente, quer então envolvendo os jarros ou boiões tapados com uma manta, para manter a temperatura. Quando o iogurte tiver alcançado a consistência de um flan, podem juntar-se-lhe frutas frescas ou secas a gosto. Uma vez feito deve guardar-se no frigorífico.

Quando se cozinha com iogurte caseiro, primeiro há que estabilizá-lo para que não se corte. Faz-se primeiro uma massa com fécula de milho ou batata e água. Com o iogurte quente juntar a massa e ferver em lume brando durante 10 minutos, até que fique espesso, antes de cozinhar a receita.

Pode fazer-se um delicioso queijo fresco, envolvendo o iogurte numa mousseline e pendurando-o (pode atar-se às torneiras, sobre a bancada de cozinha) para que escorra durante a noite.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
Esta entrada foi publicada em Como preparar produtos lácteos em casa com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.