Para uma vida mais saudável


Para uma vida mais saudável

 

De há alguns anos a esta parte, a vida tem vindo a ganhar um ritmo estonteante. Temos sido, quase coagidos a consumir cada vez mais coisas não essenciais à vida. Com tudo isso, temos sacrificado a família e a nossa própria saúde e bem-estar. É na alimentação, no descanso e no lazer. A mulher, sobretudo, tem sido a mais sacrificada, pois para além do trabalho, para o qual foi atraída com a falsa ideia da independência económica ou por necessidade para o agregado familiar poder sobreviver, ainda tem, na maioria dos casos, o trabalho em casa com a roupa, a higiene e limpeza e os filhos, quando existem. Com toda esta azáfama, não temos tempo para cuidarmos como devíamos da nossa saúde e bem-estar. No entanto, em alguns casos, podemos melhorar o aproveitamento do nosso dia-a-dia, para adquirir hábitos mais saudáveis. Por exemplo: Durante o dia ou mesmo à noite, depois do trabalho, tire uma hora para si. Leia, descontraidamente um livro ou uma boa revista. Faça caminhada em passo acelerado durante meia hora, duas ou três vezes por semana. Esta prática, para além de eliminar toxinas, ajuda a manter o esqueleto e a musculatura saudável. Faça um registo diário do que come. Assim terá uma noção mais exacta do que pode melhorar em termos de nutrição e ao fim de uma semana pode tirar as suas conclusões. Comece sempre o dia com um pequeno-almoço nutritivo. O organismo necessita de combustível de qualidade para pode trabalhar nas devidas condições. Dê preferência à fruta ou os seus sumos naturais, iogurtes, cereais e ovos. Vá variando durante a semana. Na sua alimentação diária inclua sobretudo gorduras de origem vegetal, azeite e óleos não saturados e do peixe gordo salmão, sardinha, cavala, etc. Evite as gorduras de origem animal tais como manteiga, natas, carne vermelha, pois as mesmas contribuem para o mau colesterol (LDL). Procure não consumir molhos pré-preparados. Tempere saladas com azeite e vinagre ou sumo de limão, os peixes grelhados ou cozidos também com azeite, vinagre ou limão. Tanto quanto possível, não consuma panadinhos (peixe ou carne). E quando os consumir, rejeite a massa que os envolve. Procure comer a intervalos regulares de 3 horas.

Se conseguir implementar estes hábitos no seu dia-a-dia, ao fim de algum tempo vai notar a diferença, não só no aspecto fisiológico mas também no psicológico.

Tenham uma boa saúde.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
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