Criar as melhores defesas para o nosso organismo


Criar as melhores defesas para o nosso organismo

O Verão está a terminar e o Outono aproxima-se a passos largos. Com ele vem a mudança de temperatura, para mais fresca, criando as condições ideais para a propagação de gripes e constipações. É precisamente nesta altura, finais de Setembro, que os médicos aconselham as pessoas com sistema imunitário mais debilitado, ou com doenças crónicas, das vias respiratórias ou outras, a tomarem a vacina anti gripe. Estas vacinas destinam-se a auxiliar o sistema imunológico a criar anticorpos para a defesa do mesmo.

O papel do sistema imunitário, é a defesa, que numa situação normal nos salva de infecções e certas doenças. Daí a importância de se manter um sistema imunológico forte. Como fazê-lo: Mantendo ao longo do ano uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, tais como: Ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 (encontram-se em maior percentagem nos peixes gordos de água fria (salmão, sardinha e atum e nas gorduras vegetais). Vitamina A, C e E. Estas três vitaminas contêm antioxidantes fundamentais, e cada uma à sua maneira ajuda a dar uma resposta mais rápida dos anticorpos e a aumentar a resistência a doenças infecciosas (encontram-se sobretudo no leite, peixe, queijo, ovos, tomate, cenoura e batata-doce (vitamina A), pimento, citrinos, brócolos (vitamina C), frutos secos, gérmen de trigo e óleos (vitamina E). Selénio, é outro mineral considerado relevante. Um dos minerais mais importantes sobretudo quando aliado da vitamina E, encontra-se no marisco, pão, gérmen de trigo, arroz integral e alguns peixes. Proteínas. São de preferir as obtidas nas leguminosas (feijão, grão, favas, ervilhas, lentilhas), do que as das carnes vermelhas. Prefira as carnes magras. Ferro: está presente na fruta, vegetais de folha escura, leguminosas, cereais integrais e carnes vermelhas. A vitamina C é importante para a absorção do ferro. Por fim temos um outro mineral importante, mas que deve ser ingerido com cuidado, o Zinco; não deve ser consumido em excesso, pois pode diminuir as defesas. A falta de zinco parece estar ligado ao strees tanto físico como mental. Este mineral ajuda na cicatrização e combate de infecções. Encontra-se na carne, no marisco, no leite, nos ovos, na abóbora, no sésamo e nos cereais integrais. Este mineral é ainda muito importante no metabolismo cerebral.

Mantenha o sistema imunitário forte e afaste o perigo das gripes e constipações. Ingira alimentos saudáveis e ricos em nutrientes e mantenha-se saudável.

Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
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