Os alimentos pela sua saúde


Os alimentos pela sua saúde

 

Estamos em plena época das gripes e constipações; convém, para bem da nossa saúde, alimentarmo-nos de forma equilibrada e saudável, ajudando o nosso organismo a criar as defesas necessárias contra estes persistentes inimigos (gripes, constipações e outras maleitas) que nos bombardeiam insistentemente, sobretudo nesta época do ano.

Reforçar o nosso sistema imunitário é um dever para com o nosso organismo.

As gripes e constipações ou patologias bem mais graves, como o cancro, podem ser o resultado de um sistema de defesa debilitado.

Uma alimentação rica em nutrientes é a melhor forma de manter este importante órgão com vitalidade.

Eis alguns nutrientes, dos mais importantes: – Ácidos Gordos= Omega 3 e Omega 6. Vitaminas A, C e E. Zinco. Selénio. Proteínas. Ferro.

Os ácidos gordos podemos obtê-los dos peixes de águas frias (sardinha, salmão, atum) e nas gorduras vegetais. Têm o poder de reduzir as inflamações e actuam também sobre as células de combate.

Vitaminas A, C e E: este trio, reúne antioxidantes fundamentais, e cada uma delas a seu modo ajuda na resposta mais célere dos anticorpos e a aumentar a resistência a doenças infecciosas. Encontram-se no leite, peixe, queijo, ovos, tomate, cenoura (vitamina A), pimento vermelho, citrinos, brócolos (Vitamina C), frutos secos, gérmen de trigo e óleos Vitamina E).

Zinco: dizem alguns estudos que o défice de zinco se deve ao stress físico e mental. Este mineral, ajuda na cicatrização e combate a infecções.  Encontra-se no marisco, carne, leite, ovos, abóbora, sésamo e cereais integrais.

Não abuse; o excesso pode enfraquecer o sistema de defesa.

É ainda importante para o metabolismo cerebral.

Proteínas: fornecem aminoácidos que vão ajudar a produzir anticorpos e a reparar tecidos e vasos sanguíneos. Dê preferência às proteínas das leguminosas (ervilhas, favas, feijão, grão-de-bico) em detrimento das da carne vermelha, mais gorda. Prefira carne magra, peixe, ovos, e produtos lácteos magros.

Ferro: A vitamina C é importante para a absorção do ferro presente na fruta, vegetais de folha escura, leguminosas, cereais integrais e carne vermelha. Faz parte da hemoglobina, que leva o oxigénio às células. A sua carência gera anemia.

Em resumo: faça uma alimentação equilibrada, saudável e variada. E pela sua saúde, nada de excessos na alimentação. Exceda-se no amor, no carinho e na gargalhada para bem da sua saúde.

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Sobre JNascimento

Kota amante da boa mesa e da boa música
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